20 de mar. de 2012

Conhecendo o projeto "Em revista, o teatro brasileiro no século XX"

O enfoque do projeto é oferecer, aos participantes interessados em cultura geral, uma abordagem panorâmica dos aspectos mais relevantes do movimento teatral brasileiro no século XX, a partir das publicações em periódicos especializados no assunto.

Por esse âmbito, pretende-se resgatar os fatos, as modificações estéticas, rupturas e divergências de pensamento, buscando como fonte de estudo e análise artigos, matérias e entrevistas concedidos pelos próprios atuantes, ou seja, atores, diretores, críticos e técnicos, a diversas revistas teatrais brasileiras que circularam no século XX. O olhar privilegiado de investigação se deterá no relato de todos os envolvidos na máquina de fazer espetáculos, resguardados nas páginas amareladas destas revistas.

O aspecto panorâmico do curso não visa a dar conta de uma totalidade, o que seria impossível, mas, a partir do que se considera como mais importante em cada fase histórica da nossa cultura cênica, é possível verticalizar as discussões, permitindo, nessa volta ao passado, detectar nuances de um fazer artístico que insiste em dialogar com o nosso presente histórico.

Tal esforço se insere numa tentativa de instigar no aluno, com ou sem nenhum prévio conhecimento nos assuntos artísticos, a capacidade de pensar o fazer teatral num cenário mais amplo, não restringindo somente a sua importância dentro das quatro paredes virtuais que protegem os palcos, mas sim num raio de atuação que expande as fronteiras do território prático da cena, ou seja, o teatro como lugar de reflexão social e estético. O teatro como diversão, mas também o teatro como campo de batalha ideológico.

A partir dessa compreensão, as discussões que pretendemos que surjam, no diálogo com o participante, partem de alguns pressupostos que descreveremos a seguir: Em primeiro lugar, pretendemos unir esforços para pensar como esses discursos, que não possuem o formato de uma narrativa estruturada pela história, podem ser fundamentais para formar novos olhares e pontos de vista de uma fase que já passou cronologicamente. Em segundo lugar, chamaremos atenção para a importância desse tipo de publicação na nossa área de atuação. Geralmente essas revistas especializadas têm vida curta, embora os esforços valiosos dos seus realizadores sejam de manter, o mais longamente possível, a duração dessas publicações. Por fim, tentaremos entender o conceito de teatro nacional no decorrer do tempo, já que a maior parte das produções espetaculares, de caráter mais expressivo, se concentrou no eixo Rio-São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário